quarta-feira, 18 de julho de 2012

E Lá em casa....




Faça o que eu digo e faça o que eu faço, esse é meu Home Office, antes mesmo de imaginar criar a Caçambaria, já havia construído meu ambiente de trabalho em casa.
O escritório é composto por sete móveis dos quais quatro foram retirados da rua e totalmente reformados.





Claro que a criação desses móveis contribuiu significativamente para a idealização da Caçambaria.

A mesinha da impressora era uma mesa de fábrica de calçados, cheira de cola, foi usado para reforma uma bela espátula, chitão, muita cola branca e verniz.



A poltrona de Poá Vermelho e Branco foi achada em um terreno, era daquelas de couro marrom escuro, totalmente rasgada. Meu primeiro grande feito como “tapeceira”.



detalhe para o relógio do Pequeno Príncipe 


  O baú era uma caixa de   ferramentas, esse literalmente saiu de uma caçamba, estava com o fundo todo podre, precisou ser refeito com muito papel, cola, pedaços de madeira, tecido e linhas.



A mesinha da luminária e o lixo são resíduos de construção, a mesinha foi limpa e recebeu uma pintura com tinta acrílica e verniz acetinado. 

Um mostruário desatualizado de gelatina de iluminação com verniz transparente fixado a estrutura de papelão virou uma lixeira incrível.  

Foi comprado, para compor o ambiente a estante alaranjada de ferro, a mesa para computador e a cadeira de plástico vermelha.


Os outros elementos de decoração é uma mistura de Minas Gerais, com Feira da Benedito Calixto, com presentes de pessoas especiais e lembrancinhas de lugares por onde passei.




Estrelando Margot e Toninho as crianças dessa casa

quarta-feira, 11 de julho de 2012

João e Maria



Agora eu era o herói e meu cavalo só falava inglês...


Foi enfrentando os batalhões, os alemães e seus canhões que saiu o primeiro móvel da Caçambaria.



Quando eu ainda estava na duvida se iria iniciar o projeto, ou não, estava indo para casa quando avistei um criadinho mudo.

Passei com o carro, dei uma volta no quarteirão e o peguei. Mudinho que era, estava ali, quietinho, sem fundo, sem pé, sem nada, sem ninguém.


 Muitos olhares que diziam: O que ela está fazendo? Pra que está pegando isso? Então eu e o criadinho mudos fomos embora.


Começa a reconstrução, cola o fundo, refaz algo aqui, e ali, pinta, passa cola, durante dias...

Então, a gente agora já não tinha medo... Embora eu sempre tenha pintado e bordado com tudo que achava pela rua, eu agora tinha visto que era possível levar a Caçambaria pra frente.



E assim aconteceu, esse móvel, o João e Maria, hoje está na casa da Tulipa Ruiz, ele sumiu no mundo sem me avisar, e agora eu era um louco a perguntar o que é que a vida vai fazer de mim?







Chico Buarque será uma frequente fonte de inspiração, sinto a necessidade em dar nomes aos móveis concebidos pela Caçambaria, é igual quando pegamos um bichinho, quando damos nome, é porque temos afeto. Criar, transformar, inventar me faz feliz, por isso a Caçambaria além de fazer bem ao meio ambiente, faz bem as pessoas. 

Deixe sua vida mais colorida, reciclada e feliz...


domingo, 1 de julho de 2012

Cores, Texturas, Cheiros, Idéias tudo na mesma Caçamba



Na última semana a Caçambaria esteve presente no maior evento voltado as artes manuais do país, a Mega Artesanal 2012, em busca de novidades, encontramos em um só espaço inúmeros materiais e idéias que transitam em meios aos conceitos propostos por nossa Caçamba.
Ateliê da Casa da Mega
A necessidade de criações sustentáveis esteve em evidencia na feira, muito artesanato utilizando resíduos normalmente descartados, materiais com enfoque no conceito ecológico, empresas criativas, mas, a principal fonte de identificação foi a "Casa da Mega".
Jardim da Casa da Mega

Totalmente sustentável, linda, artística, toda a proposta da Caçambaria materializada por diversos artistas em um único espaço, a casa possui jardins, salas, quartos, banheiro e um ateliê, cada ambiente desenvolvido por um artista diferente.
Ideais, referências, contatos, cores, cheiros encheram as bagagens de volta da nossa Caçamba.






Mais algumas fotos...


Detalhes da Sala

Fogão à Lenha

Detalhes da Cozinha

Detalhes do Jardim

Projeto desenvolvido com canos de PVC e colheres plásticas

Sala de jantar, móveis antigos restaurados, uma proposta que  uni diversos
elementos da casa da vovó e muita criatividade