Retrospectiva Caçambaria 2012



         O ano de 2013 começou tão animado que só agora consegui parar para relatar como foi nosso 2012.

         Antes de tudo não havia nada, ahhaha! É sério!!! Tudo teve origem em 2012, mais precisamente em março de 2012.

         A ideia surgiu de uma maneira bem espontânea, antes de ser produtora cultural eu era cenógrafa, mas, meu lado de artista estava mofado e com traças, em um fundo de armário repleto de burocracias do funcionalismo público. Estava chegando o momento de juntar meu conhecimento como gestora cultural e meu lado artesã/cenógrafa em um projeto criativo.
         A princípio queria abrir uma loja, mas, era comum demais, não ia ser um projeto inovador, não teria um grande diferencial, não seria algo sustentável nem ao menos criativo o bastante, então veio a ideia! Pegar móveis nas ruas e transformar em peças de decoração e arte. Pronto! Como eu já havia feito isso para minha casa, aumentei drasticamente a produção e comecei a desenvolver e aprimorar minhas técnicas.

         O projeto precisava de um nome... É de conhecimento comum que o “ria” tem dominado as nomenclaturas ultimamente, exemplos: Chocolateria, lanchoneteria, dogueria, chinelaria, enfim! Como eu estava virando uma freqüentadora assídua de caçambas, o nome não poderia ser outro: CAÇAMBARIA!

         Antes de encontrar uma casinha que abrigasse o projeto eu pegava os móveis pelas ruas e caçambas e levava tudo para casa, em um mês minha casa comparava-se a casa de um “acumulador”, estava tornando algo insustentável, agradeço imensamente a paciência do meu marido. Por isso a busca por uma casinha se intensificou até, com muito custo, conseguir encontrar nosso cantinho.    
         Em maio apareceu nossa casinha, agora a Caçambaria tem um espaço para chamar de seu, no começo não tínhamos quase nada, além de móveis muito velhos, eu, o Bruno e muitos problemas de adequação do espaço. Aos poucos construímos nosso armário de parede, nossa mesa de trabalho, nossas cadeiras, enfim transformamos uma casinha branca com móveis destruídos em um lugar mágico e colorido!!!


fila para entrar na Mega Artesanal 
         Em Junho eu e o Bruno fomos para São Paulo conhecer técnicas e produtos na Mega Artesanal. No final do mês participamos de nosso primeiro evento a 3ª Virada Ambiental da FATEC, é um evento que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a preservação do meio ambiente. Tudo a ver com nosso projeto! As pessoas ficaram encantadas com a ideia e com nossos móveis sustentáveis.
show da Tulipa

         Também no mês de junho recebemos em Jaú a cantora Tulipa Ruiz, o som que ela faz é freqüente trilha sonora no ateliê, dessa forma retribuímos as inspirações que ela nos proporciona com um lindo móvelzinho chamado “João e Maria” ela adorou e nesse dia o móvel fez parte da cenografia do show! E hoje mora na casa dela!

         A Caçambaria adora acarretar amigos pelo caminho, às vezes alguns se perdem pela estrada, nesse mês fortalecemos nossa parceria com a OSCIP Literatus que posteriormente modificou-se para Bem ditos Literatus, realizamos nosso primeiro Sarau em parceria, dentro da programação do Festival de Artes Julho Cultural, que foi mais uma aparição de nossos móveis e mais encantamentos!

         Destaque para Economia Criativa! Nossa primeira capa no jornal Comércio do Jahu, foi uma linda matéria falando sobre os conceitos de economia criativa e sobre o que é a Caçambaria.

Canja - Bauru
         Mantivemos nossa agenda, em agosto participamos do “Canja”, evento produzido através do Circuito Fora do Eixo pelo Enxame Coletivo, foi uma experiência bem diferenciada, desde aprender a fazer carreto até cair na graça da população de Bauru, sair em blogs e jornais de outra cidade e fazer parcerias e amizades que continuam até hoje!

2º Sarau na Estação do Som
         Realizamos mais um Sarau em parceira com a Literatus e a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú, esse Sarau contou com a participação da banda “Plano Z” e do Gabriel Sater através do Circuito Cultural Paulista.

         No final de agosto passei a me dedicar exclusivamente a Caçambaria, sai do meu trabalho na Secretaria de Cultura focando meus objetivos e trabalhos nesse projeto, e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito! 

         Em setembro tivemos nossa primeira matéria na televisão, a jornalista Rafaela Hernandez fez uma matéria fantástica sobre economia criativa em nosso ateliê que foi transmitida pelo SBT regional.
         






Vale Nevado - Chile 
Buscando referencias e um pouquinho de descanso a Caçambaria se materializou em um estiloso boneco de neve no Chile, viagem inspiradora, ainda mais na La Chascona em Santiago, uma das casas de Pablo Neruda que tem a cara da Caçambaria.





         
Stand da Tiê da Feira do SEBRAE
De volta ao Brasil decidi que  havia chegado a hora de divulgar nossa Caçambinha em outros ares, era o momento de apresentá-la a terra da garoa, montei nosso portfólio e fui para a Vila Madalena, sai de loja em loja apresentando a Caçambaria, e claro! Foi amor a primeira vista! Fechamos um linda parceria com a Tiê, loja de moda e acessórios ecológicos, em uma semana estávamos de volta a São Paulo para participar junto com a Tiê da Feira de Empreendedorismo do SEBRAE. A Caçambaria se destacou demais, pela inovação, pelas cores, pelo desing, enfim fomos sucesso mais uma vez!!!! O SEBRAE é um grande aliado do projeto, tenho participado freqüentemente de cursos de gestão empresarial. 
      
Cidade Limpa - Alugamos um caminhão para levar móveis para a Caçambaria
Em Outubro já havíamos retirado mais de uma tonelada de resíduos das vias públicas, a Caçambaria estava se destacando ainda mais por todo esse apelo ecológico e inovador de suas peças.

Prêmio sorteado pelo General Bar
         Continuamos nossa caminhada fortalecendo laços com outros parceiros e amigos, como: o Santo Bar, o General, a Zaak, a Benjamin e a Ene.

   O ateliê da Caçambaria estava se tornando cada vez mais um ponto de encontro cultural, onde pessoas se juntavam para discutir projetos, ter ideias, criar peças e trabalho artísticos, enfim, um espaço inspirador que merecia ser dividido, então surgiu a ideia e, em parceria com a Literatus, realizamos o Caçamba Cult, evento que reuniu música, literatura e artes plásticas, realizamos em novembro sua primeira edição e em breve realizaremos a segunda, dessa vez em parceria com a BeMdita Produtora.   
Caçamba Cult

         Como tudo em 2012 foi a Caçambaria, meu projeto de pós-graduação em Gestão Cultural não poderia ter sido outro, apresentei o projeto aos coordenadores do curso do SENAC, que me inundaram de ideias e trabalhos para serem realizados dentro desse projeto, ou seja, ainda temos muito para fazer!!!

        

   Para fechar o ano com muito glamour recebemos a visita de Cléo Furquim que fez uma matéria fabulosa sobre a Caçambaria na Revista Etapa, juntamente com a jornalista Thaís Bortolozzo que soube transpor a essência do projeto nessa matéria.  

    Para destacar nosso papel nas questões ambientais e sociais em nosso município recebemos inesperadamente Moção Honrosa da Câmara Municipal de Jahu sugerida pelo Vereador Fernando Frederico, foi uma concretização da relevância do nosso projeto, que ainda tem muito para crescer e para ajudar a população jauense, tanto na questão ambiental quando na questão social e empresarial.




         E para finalizar o ano abrimos mais uma loja virtual da Caçambaria, desta vez no portal Elo7, foi mais um grande passo da nossa empresa que desde o início das vendas através do Elo7 já enviamos peças para além de São Paulo, mas também para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília.
        
         Esse foi somente um “apanhadão” de tudo que aconteceu em 2012, se eu fosse contar os detalhes de tudo teríamos um livro, que poderia ser dividido em vários gêneros: teria partes de pura comédia, algumas um pouco dramáticas, outras muito dramáticas, relatos de amigos que fizemos, amigos que se foram, histórias que acontecem todos os dias, e o mais legal é que cada móvel carrega essas histórias com ele.

As portas de 2013 já foram abertas, e queremos viver muito mais de tudo que já vivemos em 2012. Bem-vindos sejam novos amigos, parceiros, trabalhos, projetos, clientes e quem mais quiser vir conosco!!!! Tenham todos um Feliz 2013!!!!


Mais alguns momentos...


Marcador de página! Passe pegar um de presente da Caçambaria! 




Capa do Comércio do Jahu 



Troféu que fizemos para o Festival de Dança do Mariaska
Canja - Parque Vitória Régia em Bauru
Prêmio General Bar



Bruno no Sábado na Praça






Eu no "La Chascona" em Santiago - Chile










Comentários